sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Você, a milagrosa receita de bolo


Existem perguntas simples, mas muito simples, que todo mundo acha que sabe, mas na hora de responder... Exemplo disso é uma pergunta que pertuba a mente de diversos filósofos, jurístas, religiosos, cientistas, médicos e afins: "Quando a Vida começa, e quando ela termina?" Eu não pretendo responder a este questionamento, mas quero refletir nesta questão interessante. Primeiro, quero mostrar-vos do que sois feitos. Peguem papel e caneta que vai começar a "receita de bolo". Para fazer um indivíduo igual a você, basta ter:

38,5 litros de água (55%)

16 quilos de carbono (23%)

580 gramas de fósforo (0,83%)

2,22 litros de nitrogênio (2,6%)

140 gramas de enxofre (0,2%)

195 gramas de cloro e sódio (0,27%)

140 gramas de potássio (0,2%)

6 gramas de metais, como ferro, zinco, cobre... (0,0009%)

Custo total da receita: R$ 150,00.
Tempo de preparo: Nove meses.

Pensou que seria fácil?! Por incrível que pareça, nós somos feitos de tudo isso, e eu pergunto: "Como fazer para tudo isso aí virar gente?" Não sei, mas sou levado a reconhecer o quanto a vida é um milagre, pois, explicar como surgiu o Sol, as galáxias, os planetas é simples... mas, e explicar você querido (a) leitor (a)? Este é a grande questão a se refletir!
Tanto a ciência quanto a religião concordam numa coisa: Somos pó [da terra, segundo a Bíblia, ou das estrelas, segundo a ciência]. Na Bíblia, encontra-se a clássica história que Deus nos fez a partir do pó da terra [no caso, solo], já algumas teorias científicas sugerem que as moléculas orgânicas que constituem a vida foram expelidas do Sol ao espaço, e a parte que caiu no nosso planeta, "milagrosamente", se tornou viva [assistam a série Cosmos de Carl Sagan, mais especificamente no episódio "As Origens da Vida", ou leiam Gênesis 1 para melhores informações].
O que tento propor aqui não é [mais] uma tentativa frustrada de unir fé e ciência. Na verdade o que há de tão interessante aqui é o quanto nós estamos em sintonia com o restante do Universo [sem querer ser esotérico, longe de mim]. Se somos "poeira das estrelas" ou "pó da terra", vai de cada um, mas uma coisa é notável: Somos feitos das mesmas coisas que o ambiente ao nosso redor, como as aves, os peixes, os insetos que pisamos, os animais que matamos, as árvores que cortamos... somos feitos do mesmo solo que pisamos e que dá origem à flora, que ao mesmo tempo mantém a fauna num perfeito ciclo de dependência e cuidado, ou fomos criados a partir da matéria fundida no ventre da nossa grande estrela a partir do mesmo hidrogênio que compõe tantas galáxias, que nos seus interiores abrigam estrelas, planetas, e quem sabe mundos por nós desconhecido... pense que se houve o Big Bang [grande explosão que teoricamente deu origem ao Universo], todos nós e tudo o que há no Universo estavam comprimidos num espaço extremamente quente e denso [singularidade], aquilo que viria a ser cada um de nós, as estrelas que vemos no céu, a pessoa que amamos, o computador que você está usando, a comida que você comeu... tudo, absolutamente tudo, estava unido, em um mesmo "ponto", sendo um só. Eu sei, isso é complexo! Mas se você não entender nada de ciência, não se angustie, o que quero dizer é: Nós estamos ligados a toda a vida [ou não] que existe a nossa volta.
De tudo o que existe, fomos os únicos a desenvolver a racionalidade e a imanência ["incapacidade! de se aceitar a finitude da vida]. Isso, na minha opinião,faz com que "dominemos" sobre as outras espécies a nossa volta. Isso significa que somos responsáveis por cada um dos seres que existem à nossa volta [incluindo nosso próximo]. Devemos aceitar a possibilidade lógica de que se ferirmos o nosso ambiente, feriremos uma parte de nós, se fazermos mal ao nosso próximo, faremos mal a nós... A vida é tão rara e especial, tanto que nunca encontramos vida fora da Terra, e tão difícil de explicar entender ou até mesmo definir... Como fazer com que tudo aquilo que apresentei vire você? Não sei [como já disse], mas afirmo: Dê valor a sua vida, ao seu próximo, à sociedade, aos pequeninos ou grandes seres, ao mundo como um todo... Esta é a nossa casa, e talvez ela seja única no Universo.

Dedico este texto a Deus, a Darwin, a Moisés e a Carl Sagan por terem dedicado as suas vidas pela busca da Verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário