sábado, 25 de junho de 2011

A evolução do trabalho


Darwin dizia que os seres-vivos estavam sujeitos a evolução. Foi difícil para a humanidade aceitar essa teoria, se libertar de ideias pré-concebidas. Atualmente, a sociedade pode perceber que a maneira como se trabalha esta também evoluindo. Da selva ao escritório, da perseguição de animais à perseguição de capitais, da roda à engrenagem, do fogo à informática, do homem à robótica... tudo mudou e continua a evoluir. Progresso? Sim para os bilionários de Wall Street, não para pequeno cortador de cana, ou um fantasma do passado "negro"? Esta é a nossa "evolução"!!
Sem dúvida, o trabalho melhorou muito, pois tem se tornado cada vez mais humanista, pois a mulher pode sentar em "cadeiras" outrora ocupadas por homens, o negro pode ser patrão de um branco, mas quem se importa quando a cor não importa mais? A maravilha tecnológica oferece-nos grande fascínio, pois podemos ver carros que outrora ficavam prontos em dias, ficarem em minutos, e sem mão humanas... os caçadores de mamutes nunca pensaram em tantas maravilhas, nem os escravos que foram tão torturados.
Estamos evoluindo, e o trabalho está a evoluir conosco, porém, muito ainda deve ser mudado, pois ainda existem direitos que só existem na teoria, no mundo do "dever ser". Ainda devemos encarar o fato de se existirem fileiras e fileiras de desempregados, pessoas em trabalhos degradantes, escravidão e trabalho infantil. A sociedade tem a missão de mudar esta situação, e tirar esta infâmia de seu meio. Daí a importância do estudo da história, direito e sociologia, pois com o pretérito, achamos as respostas e a maneira de mudar o presente e construir o futuro. Isso exige trabalho, e foi esta a conclusão do meu grupo... O trabalho faz parte da história humana, e a partir dele a humanidade continuará fazendo a sua história!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário