quinta-feira, 30 de junho de 2011

A Falsidade em nome de um mundo melhor!!! [Escrito por um sincero]


Uma dose de hipocrisia?! Sim senhor!!!

Uma das caracteristicas que as pessoas mais detestam umas nas outras é a hipocrisia ["carinhosamente" chamada de falsidade], Eu, como qualquer pessoa normal, também não gosto de gente falsa. Porém, se tem um tipo de pessoa que eu, e não somente eu, detesto, são as extremamente sinceras [não odeio a sinceridade, eu repudio a sinceridade extrema]. Eu estive pensando no que seria do mundo se não fosse a hipocrisia... e cheguei a fatídica conclusão: O mundo provavelmente seria pior, e nós (sinceros ou não), de uma maneira ou de outra apreciamos a falsidade. E é esta conclusão eu vos apresentarei com toda a sinceridade do mundo.
Imagine-se num mundo totalmente sincero: As pessoas que dizem gostar de você, seguramente gostam mesmo; os vendedores de lojas responderiam todas as suas perguntas sobre os produtos [este vestido me deixa gorda? As garotas realmente gostam de caras que usam esta calça laranja?]; você se sentiria na liberdade de só chamar gente que você gosta para as suas festas, os professores diriam que não sabem responder a pergunta, ao invés de passarem uma aula inteira enrolando para parecer que esta a responder a tua pergunta; os pastores falariam de Jesus genuinamente.... e assim por diante. Parece maravilhoso, mas agora, imagine-se neste mesmo mundo, mas em situações não muito diferentes: Você [mulher, garota] vai comprar um vestido e pergunta para a vendedora se a vestimenta te deixa gorda, ela responde que sim, você sai triste, e ela vai vender menos, pois quase todas as mulheres fazem este tipo de pergunta, vai ganhar menos no final do mês, não vai conseguir pagar a conta de luz, e o filho dela, vai chorar com medo do escuro. Isso parece bom para você meu caro leitor? Para mim não! Mas tem mais um exemplo: Você [homem, garoto] vai falar com aquela menina, que você olha a foto todos os dias no Orkut, fala no MSN, acorda e dorme pensando... pois bem, você se declara e... se fosse no mundo em que vivemos [cheio de gente falsa], ela diria: "Você é como um irmão para mim", "eu te amo como amigo", "eu não sou boa o suficiente para você"... [quem nunca ouviu isso? Eu nunca ouvi!!!] Mas lembremos que estamos [hipoteticamente], no mundo da sinceridade, e ela pode dizer um maravilhoso sim, ou: "Você é feio", "Eu amo o seu amigo", "você é pobre", "eu pego a sua irmã" [não escrevi errado, as coisas são duras no mundo real], e por aí vai... pense no índice de suicídios, de depressivos, de crimes passionais, de irmãs lésbicas espancadas... seria uma catástrofe!!! Ainda bem que o mundo tem "um pouco" de hipocrisia.
A "falsidade" alimenta relacionamentos "amorosos", pois é preciso falar um "eu te amo" às vezes, por mais, que não experimentemos do verdadeiro e puro amor, devemos, no mínimo, demonstrar carinho por quem queremos bem [e para nós, amando ou não]. Mas por favor, lembrem-se, amor se demonstra com ações. Um pouco de hipocrisia não faz mal quando você precisa dar esperança para alguem, mesmo quando nem você tem esperança.
Leitores e leitoras, eu sinceramente vos aconselho a usarem moderadamente a falsidade. Não saiam falando que a espinha na testa da sua amiga parece um segundo cérebro, ou que a namorada do seu melhor amigo é gostosa... Não é usar a falsidade por interesses egoístas, mas sim autruístas. Não é saber tirar proveito da sociedade, mentir para extrair o máximo que puder de alguem, e sim, saber viver em sociedade, saber falar a coisa certa na hora certa, resumindo, é ser o "animal político" que Aristóteles falava! A verdade é um dom supremo, mas dói quando usada irresponsavelmente, e as vezes até mata [a esperança e até mesmo o corpo], quando usada para o mal. Que nossas palavras e atitudes visem a elevação do nosso espírito, de nossos amados e de nossa sociedade [de preferência, com a verdade ou o silêncio].

Um comentário:

  1. Seria catastrófico viver num mundo onde as pessoas seriam extremamente sinceras, ou extremamente hipócritas, tem que haver equilíbrio entre ambos.Não da pra sair falando tudo o que pensa,e antes de mais nada temos que pensar antes de falar e agir.
    Parabéns pelo seu blog, eu adorei a forma na qual você aborda os temas. Beijos.

    ResponderExcluir