segunda-feira, 27 de junho de 2011

Quem quer virar um deus? [Texto destinado a humanos]


Dizem que o homo sapiens sapiens (popularmente conhecido como humano) é superior aos outros seres vivos que existem no mundo. Isto é consenso entre religiosos e cientistas. Ora, nós humanos aprendemos a voar mesmo sem termos asas, construimos prédios enormes, desenvolvemos a internet, construimos a bomba atômica, aprendemos a matar milhares com um simples apertar de botão... Que maravilha, nós temos a "imagem e semelhança de Deus", e as vezes, somos quase deuses. Quase deuses? Claro! Assim como os deuses, frutos da louca imaginação humana, que "exigiam" [de muitas civilizações] sangue de crianças, cabeças de pais de família, virgindade de donzelas e muitas outras "oferendas". Nós humanos insistimos em criarmos deuses à "nossa imagem e semelhança" [como escreveu Aristóteles no livro "A Política"], para depois nos orgulharmos por sermos tão semelhantes a eles.
Para nós [este nós inclui o autor deste texto, o leitor deste texto e até George War Bush, que nunca vai ler este texto], ser um deus não é assim tão impossível. Basta apenas sermos capazes de provocar medo nos outros seres, humanos ou não, decidirmos sobre a vida e a morte, fazermos "descer fogo a vista dos homens", interferir no clima, no curso dos rios, exigirmos ofertas, ir para o espaço, fazer alguns "milagres", mas só alguns, e no fim, se quisermos, destruir o mundo com um "grande Apocalipse". Que beleza! Veja o que a nossa espécie pode fazer. Você já se sente um deus deste "Paraíso" chamado Terra? Não?! Nem eu!
Acredito que nós estamos muito longe de podermos nos considerar deuses, ouso acreditar que muitas vezes, os outros seres da natureza são mais divinos que nós. Por acaso, seria você capaz construir sozinho seu lar, assim como faz o João de barro? De extrair o sustento do ar, do Sol, da água e do solo, sem depender de industrias, assim como fazem as flores? Poderia você, resistir à radiação, viver nas nuvens, no ácido ou no frio extremo, assim como fazem algumas bactérias? Seria você capaz de dar a sua própria carne para garantir o alimento de seus filhos, assim como fazem algumas aranhas? O quão arrogante nós somos às vezes, mal conseguimos realizar proezas como o fazem algumas criaturas "inferiores" a nós, e já queremos nos considerar deuses?! Não que eu esteja dizendo que tem gente que sai por aí dizendo que é deus [pensando bem,tem um ou outro que faz isso mesmo]. O que quero dizer é que com o nosso comportamento frente à natureza e ao nosso proximo, podemos estar [como espécie humana] nos achando superior aos outros seres ou indivíduos, como se fossemos deuses. Quem de nós nunca foi levado a pensar que uma tribo aborigena, que não tem televisão, internet e avião, e ainda se alimenta de coisas estranhas a nós, como larvas, fosse inferior a nós? Não são eles humanos com as mesmas características biológica que nós temos? Não temos desrespeitado a natureza, através da poluição, desmatamento, pesca e caça predatória, ou a simples omissão? Estamos isentos de consequências?
O que então poderia fazer do homem um ser divino? A resposta pode ser simples, mas não fácil. Acredito que o que tornaria o homem mais semelhante a Deus é a capacidade de amar a natureza a sua volta e os humanos que nela habitam pelo simples fato de serem vivos, junto a pratica daquilo que Gandhi chamava de swaraj [governo de si], ou seja, o total controle sobre as nossas emoções, ações, necessidades e desejos. Em suma, precisamos aprender a valorizar a vida o maior milagre da natureza, ou de Deus para quem tem fé, e alem de valorizar a vida, devemos viver em harmonia com a natureza e os nossos semelhantes. Achou isto fácil, clichê? Então por que não começa a fazer isto a partir de agora? São estas a caracteríticas que fizeram com que Cristo fosse adorado por bilhões [eu incluso] como Deus. Se o homem foi de fato feito a imagem e semelhança de Deus, é nosso dever tentar nos assemelhar a Ele. Você não tem fé? Não precisa! Pois se a divindade foi criada pelo homem, é obrigação do homem viver segundo o que acredita ser mais nobre e perfeito para com o restante do mundo. Independente do que acreditamos, devemos sempre buscar a perfeição para consolidar o nosso domínio sobre a Terra e nós mesmos. Isto, é questão de sobrevivência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário