sábado, 25 de junho de 2011

Sorria, a felicidade não existe!!!

Gosto muito de ciência, e um dia desses eu estava lendo uma revista que falava sobre alguns mistérios da ciência, e tamanha foi a minha surpresa quando vi a Felicidade entre um destes "mistérios". Isto não me deixou muito "feliz", e com o tempo eu comecei a pensar: "A Felicidade existe?" Cheguei então a conclusão que não, e que eu seria mais "feliz" acreditando nisso. Você achou isto muito paradoxal? Então eu explico.
Primeiro, quero definir qual é a nossa noção de felicidade. Para nós, a Felicidade completa está em se ter tudo o que se deseja, como se deseja, sem consequências por nossas escolhas e perpétuamente. Nós podemos julgar por Felicidade a obtenção de riqueza, amor, poder, paz, prazer, conforto e qualquer outra coisa que possa passar por nossa cabeça. Por mais autruistas que possamos ser a nossa noção de Felicidade está intimamente ligada à satisfação nosso ego.
Gostaria que todos que lessem este meu humilde ensaio pudessem se opor a mim dizendo: "A Felicidade existe, e eu a tenho!" Em resposta a esta ingênua afirmação eu proponho o seguinte exemplo: Um paleontólogo está em uma escavação num lugar qualquer do mundo, e de repente ele encontra algo, muito semelhante a uma pedra. Porém, após um tempo de exame, ele constata que aquilo se trata de um pedaço do crânio de um Australopithecus (extinto há milhões de anos). Mesmo não encontrando outros fósseis pertencentes ao espécime (que já não existe), o cientista pôde saber do que se tratava aquele osso, e ficou satisfeito com isso.
Assim meus queridos é a situação de quem se acha feliz. Estes são como o paleontólogo, que procuram algo que não existe (a Felicidade no caso destas pessoas), e quando acham um pedaço que seja desse "Australopithecus", logo se sentem felizes e satisfeitas como se estivessem encontrado o "bicho" andando por aí vivo. As pessoas não têm a felicidade, e sim apenas fragmentos dela, pois esta mesma não existe.
Agora, imaginemos se nós conquistássemos todos os nossos objetivos (que outrora imaginamos ser o melhor para a nossa Felicidade). Já pensou se você tivesse começado a namorar aquele (a) garoto (a) que, após melhor exame você percebeu que ele (a) não era nada do que tu esperavas? Seria como encontrar o tão sonhado "Australopithecus" e sermos agredidos por ele. Pense no dano que o mundo sofreria se Hitler tivesse sido "feliz" em seus planos...
Proponho uma libertação desta "ditadura da Felicidade", que nos torna dependentes de algo inatingível. Não é errado não ter tudo o que se deseja. Uma dose de frustração eleva o nosso caráter, nos torna melhores. Não se abstenha de buscar a felicidade, pois é nossa obrigação busca-la, tornar a vida suportável, melhor. Isso nos move para continuarmos lutando, vivendo, perdendo, vencendo... Então se você não tem tudo o que sonha, sorria, pois isso é o melhor pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário